Está fundeada, a partir de sábado (08/01), na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro), a plataforma de serviço UMS Cidade de Arraial do Cabo, que dará apoio logístico às unidades de produção que operam na Bacia de Campos.Este tipo de plataforma, denominada Unidade de Manutenção e Segurança (UMS), tem como principal tarefa o prolongamento da vida útil de plataformas de produção.
Equipada com tecnologias de última geração, a nova unidade dispõe de um moderno sistema de posicionamento dinâmico, que permite a conexão a qualquer tipo de plataforma – fixa ou flutuante. Com comprimento de 109 m e largura de 36 m, pode ser comparada a um estaleiro móvel que, além de oficinas mecânicas e elétricas, abriga áreas de pintura, caldeiraria e alojamentos com refeitório capaz de acomodar até 350 profissionais a bordo. A UMS Cidade de Arraial do Cabo dará suporte, inicialmente, à plataforma PCH-1, localizada no campo de Cherne. A previsão é que a unidade entre em operação no fim de fevereiro próximo.
Com essa nova plataforma, a Petrobras dá continuidade e reforça as campanhas de manutenção iniciadas em 2006, quando a companhia colocou em operação a UMS Cidade de Armação dos Búzios, que já prestou serviço nas plataformas de Garoupa e Pampo e opera, atualmente, junto à plataforma de Enchova.
A empresa pretende ampliar, ainda este ano, sua estrutura de apoio logístico, com a incorporação de outras unidades similares. As novas plataformas do tipo UMS fazem parte da estratégia de expansão da área de Exploração e Produção da Petrobras e estão em conformidade com as novas exigências normativas do setor de petróleo e gás.