Os preços do petróleo estão em alta há duas sessões, tendo hoje superado os 90 dólares por barril nos Estados Unidos.
O contrato do West Texas Intermediate para entrega em fevereiro avançava agora 0,87% para 90,03 dólares em Nova Iorque, enquanto o preço do ‘brent’, o petróleo de referência para as importações portuguesas, subia 1,2% para 96,86 dólares em Londres.
Esta é já a segunda sessão consecutiva de subidas no mercado petrolífero, um avanço que os peritos explicam com o fecho do oleoduto Trans Alaska Pipeline System no último sábado, devido a uma fuga, o que forçou várias petrolíferas a suspender a grande parte da produção. Este oleoduto transporta 15% do petróleo que chega aos EUA e o seu encerramento ameaça os fornecimentos da matéria-prima no País.
“O fecho do oleoduto Trans Alaska continua a suportar os preços e esta tendência deverá manter-se até que a situação esteja resolvida e tudo volte à normalidade”, disse Tom Bentz do BNP Paribas, em Nova Iorque, à Bloomberg.
A maioria dos peritos acredita que os preços do petróleo vão continuar a subir ao longo deste ano e chegar aos 100 dólares, suportados pela redução da oferta no mercado.
Fonte: Redação/ Agências
Data: 11/01/2011 15:51