Portfólio de Inovações
O Grupo IPB tem 40 anos no mercado de Petróleo e Gás oferecendo aos seus clientes soluções completas. Muito além de um simples fornecedor de peças, a IPB faz projetos customizados, Fabrica, Testa e Certifica os produtos. Sempre pensando em saídas inovadoras para as necessidades dos clientes.
Devido a todos esses anos de experiência, e também ao bom relacionamento com os clientes, a IPB é frequentemente convidada, diretamente, para solucionar complexos problemas encontrados.
Seguem abaixo alguns desses casos de sucesso, e também algumas das melhores tecnologias inovadoras criadas pelo Grupo IPB:
Solução para compensação de volume e pressão submarina
A IPB foi convidada diretamente pela FMC Brasil, para solucionar o problema de equalização de volume e pressão em equipamentos submarinos. Um problema ao qual a solução convencional seria um complexo sistema de compensadores com corpos metálicos, skyds de transporte e mangueiras. Esse sistema teria um alto custo e seria de instalação complicada. A FMC tinha total confiança que o Grupo IPB seria capaz de encontrar uma solução mais razoável e econômica.
A IPB encontrou a melhor solução possível para esse complexo problema, com um sistema de bexigas especiais com custo final de 1% do original, e instalação simples e rápida.
Devido ao imenso sucesso no Brasil, essa solução foi posteriormente exportada para Estados Unidos e Singapura.
Solução para proteção de áreas de vedação com bucha de desgaste no uso do módulo de bombeio – MOBO
A IPB foi convidada pela FMC / Shell para resolver o problema de um equipamento pesado, fabricado integralmente de chapa metálica, com diversas peças soltas e muitos pontos de articulações que quebravam com o impacto causado pela coluna de perfuração e que tem a função de proteger os selos e regiões de vedação do módulo de bombeio de possíveis choques da coluna
Foi desenvolvida uma solução mista, um protetor robusto, com corpo elastomérico externo, região interna metálica e sistema de abertura manual, sem o uso de dobradiças metálicas ou peças soltas.
O sistema de abertura permite que o protetor MOBO seja instalado ou removido com a coluna de perfuração já posicionada.
O protetor IPB possui peso aproximado de 250 kgf, enquanto o modelo antigo pesa 780 kgf. Efetivamente um terço do peso original!
Posteriormente a utilização da solução IPB, foi recebido o seguinte comentário por e-mail, do engenheiro responsável da FMC:
“O protetor do MOBO já está sendo utilizado offshore, funcionou bem, foi muito elogiado pela facilidade de manuseio e leveza, em comparação ao equipamento antigo.”
Solução para proteção de corrosão sob tensão em parafusos
A IPB foi convidada pela Petrobras para solucionar o problema de parafusos do flange das Bases de Adaptadoras de Produção (BAPs) fragilizados por corrosão sob tensão por Hidrogênio, que poderiam causar a perda de fixação, e consequentemente sérios prejuízos ao meio ambiente.
Com as premissas colocadas pelo cliente, O Grupo IPB projetou, e tornou possível, a instalação de um sistema de proteção especial utilizando capas operadas por ROV com o objetivo de bloquear o campo elétrico de proteção catódica ao redor dos parafusos do flange das BAPs.
Desenvolvemos uma solução completa. Em conjunto com as capas de proteção, aprimoramos também a haste de manuseio do ROV, permitindo maior flexibilidade ao sistema sem perder o contato elétrico entre a alça de manuseio e a capa de proteção.
O sistema foi testado e qualificado por técnicos do centro de pesquisas da Petrobrás – CENPES na nossa base de Macaé, e foi aplicado em campo sem qualquer falha notificada.
Uma prova da habilidade da IPB em atender a expectativa do cliente, criando soluções completamente inovadoras e exclusivas para desafios nunca antes enfrentados.
Solução para otimização de estoque de gaxetas
Com o fornecimento de alguns modelos de gaxeta específicos para a Tenaris Confab, que alcançaram um enorme sucesso de rendimento, a IPB pró-ativamente notou a existência de um grande número de modelos de gaxetas em estoque que eram necessárias para atender a necessidade do cliente e começou a desenvolver uma solução.
A solução encontrada foi a substituição dessa grande variedade de modelos de Gaxetas pela utilização de um único perfil trefilado que sozinho atende aos nominais de tubos metálicos de 9” a 40” de diâmetro, com classe de pressão máxima de até 10.000 PSI.
lém da otimização de estoque, este sistema trouxe diversos outros benefícios para o cliente, como aumento da vida útil e maior facilidade para instalação e remoção.
Gaxetas de Cisalhamento
Desenvolvidas para aplicações offshore onde é necessário garantir que os equipamentos como “Running Tool” e “Wear Bushing” sejam instalados perfeitamente no sistema de produção. São calibradas para se romper com uma carga de tração específica e não restringem a passagem do fluído.
A IPB possui dispositivos apropriados para simular as condições de trabalho da plataforma para garantir que o cisalhamento só ocorra dentro da faixa mínima solicitada nas especificações do projeto.
Com 40 anos de experiência, fornecendo esse produto, atualmente o Grupo IPB fornece para os principais fabricantes de equipamentos offshore e é capaz de projetar modelos customizados para necessidade do cliente.
Temos em nossa linha de produtos mais de 10 modelos de gaxetas de cisalhamento desenvolvidos para diversos equipamentos e diversos clientes variando de 20.000 lbf à 50.000 lbf.
Ferramenta de Içamento de Tubos Subsea
Toda ferramenta utilizada para auxiliar na manutenção e reparo de tubos submersos é fabricada especificamente para um único conjunto de condições (solo submarino, dimensão e peso dos tubos). Nós conseguimos elaborar um projeto que é capaz de atender a uma grande faixa dessas condições de trabalho, desde a área de apoio das sapatas, tipos de solo, capaz de suspender tubos de diâmetro de 4 a 30 polegadas.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
- Profundidade máxima de operação: 3.000 m LDA;
- Range de trabalho: Tubos de 4” a 30”;
- Capacidade máxima de içamento: 25 toneladas;
- Elevação máxima dos tubos: 2 metros;
- Sapatas com acionamento independentes;
- Peso aproximado: 4 toneladas.
VANTAGENS OPERACIONAIS:
- As sapatas são projetadas para operar em diferentes tipos de solo e com sistema de nivelamento horizontal e vertical;
- Controle da elevação,
- Controle da abertura / fechamento
- Totalmente operado por ROV (veículos operados remotamente);
- Capaz de suportar o içamento em diferentes tipos de solos;
- Fornecido com containers especial para transporte e peças sobressalentes, facilitando a manutenção;
O projeto do Grupo IPB foi aprovado pela Petrobrás.
Sistema de amortecimento de Impacto – Tipo “Bull Nose”
Produto desenvolvido para amortecer e absorver impactos e pode ser adaptado a diversos tipos de uso no meio offshore. Equipamento robusto constituído por uma ponteira metálica e revestido de borracha IPB!
Totalmente fabricado pelo Grupo IPB, a ponteira de impacto ‘’Bull Nose’’ foi idealizada e customizada em conjunto com os nossos departamentos de Engenharia e Produção. O aprimoramento e desenvolvimento deste projeto pela IPB tornou a fabricação mais fácil, viável e funcional atendendo as expectativas do cliente.
Aplicando a engenharia e utilizando o composto de borracha IPB resistente a choques e intempéries, um produto que inicialmente seria usado como proteção, pode ser utilizado de diversas outras maneiras e adaptado de acordo com as necessidades do cliente.
NOVIDADE – Nova Tecnologia IPB de Compensadores de Pressão Volume totalmente não metálicos.
O compensador hidráulico de volume é uma aplicação do acumulador hidropneumático. Seu funcionamento é baseado na grande capacidade de expansão volumétrica da bexiga e a capacidade do cilindro de resistir à pressão hidrostática e limitar a expansão da bexiga.
O grande diferencial da nova tecnologia de compensadores de volume, fabricados pela IPB, é que eles têm apenas cerca de 1/8 do peso dos compensadores tradicionais, são resistentes e não agridem ao ambiente offshore. Também são muito mais simples de instalar e de fácil manutenção.
Todas essas características únicas geram uma enorme economia final na operação.